sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Trienal de Luanda é montra de moda

Estilistas levam criações todas as semanas ao palco do Cine Nacional

Fotografia: Paulino Damião

O director da agência de moda Hot Models afirmou, ontem, em Luanda, ao Jornal de Angola, que a Trienal de Luanda é a maior montra de moda no país.

Marcos Pereira da Gama justificou a opinião com o facto de os estilistas angolanos, durante os três meses da Trienal, que começou no dia 12, poderem apresentar as criações uma vez por semana.

Depois de Indical Barbosa abrir o espaço da moda, a Hot Models convidou os estilistas Celma Ribeiro, Joaquina Pires e Edson Cláudio, cujos trabalhos apresentados, na terça-feira, lotou o Cine Nacional.

A Hot Models, referiu, apresentou criações com motivos africanos, que “ilustram os diferentes povos do continente”.
“Privilegiamos a forma de vestir das zonas Norte, Leste e Sul de Angola, designadamente dos povos bakongo, cokwe e hereros”, disse.

Entre os 30 manequins que desfilaram, seis eram estreantes – Tânia Vunge, Jéssica Mário, Genuína Pereira, David, Euclides e Farias – e fizeram-no ao lado dos mais experientes Mauro Ananias, Óscar Cambundo, Pedro Alexandre, Nádia Kiala, Laura Simão e Ivone Tavares.

Sobre a participação dos estilistas, frisou que o evento é uma forma de legitimar as criações dos criadores angolanos e que Trienal de Luanda é “a maior montra de moda em Angola”.O facto de, todas as terças-feiras, até Dezembro, se abrir um espaço dedicado à moda, espelha bem a importância do evento para os estilistas angolanos.

“Durante três meses vão realizar-se 28 desfiles, algo que nunca se registou no nosso país”, afirmou, lembrando que a Trienal dá grande abertura à moda, o que dificilmente tem acontecido noutros projectos artísticos e culturais.

O promotor, no mercado há mais de cinco anos, revelou que o desfile teve a designação de “Juventude Fashion” porque se trataram de criações relacionadas com o quotidiano luandese, particularmente sobre as preferências dos jovens.

Francisco Pedro

Sem comentários: