terça-feira, 7 de setembro de 2010

Kardo Bestilo

Co-fundador do LevArte

O ENGENHEIRO POETA

Kardo Bestilo, 33 anos, é um dos fundadores do Movimento Lev’Arte, movimento literário que utiliza a poesia como veículo para uma sociedade mais justa e humana. Autor do livro Controverso, Kardo é engenheiro na área das telecomunicações e poeta.


O livro Controverso da autoria de Kardo Bestilo foi lançado a 31 de Janeiro de 2007, em Luanda. Nesse dia, nascia um novo escritor angolano e simultaneamente o primeiro escritor do movimento Lev’Arte. O projecto, que conta agora com três anos, é um movimento poético que procura oferecer momentos de lazer, declamação de poemas e reflexão em Luanda. Hoje em dia, é também um dos mais fortes agentes culturais da cidade, procurando estimular a leitura, a escrita, mas também a solidariedade e humanização da sociedade. Kardo Bestilo conta-nos a história de um movimento de jovens que se bate pela arte. Esta é uma viagem ao mundo levarteano.


O Lev’Arte fez este mês de Julho três anos. Vamos recuar no tempo. Como surgiu o projecto?

O projecto começou em 2006 com a ideia base de “levar a arte até si”. Seis pessoas, com uma média de idades de 27 anos e alguma experiência ao nível associativo nas escolas, identificou a necessidade de criar um projecto que conseguisse “levar a arte” mais próximo das pessoas. Estava nos nossos horizontes a procura de novos talentos, o interesse em congregar valores jovens que se iniciavam nas artes literárias, e incentivar o gosto e interesse pela leitura. Assim nasceu o Lev’Arte, um projecto sem fins lucrativos mas com muito consumo de energia humana. A sua origem está na necessidade de contribuir para a humanização da sociedade e na ideia de fazê-lo através da arte, tornando-nos nesse processo pessoas melhores. A 20 de Julho de 2006 iniciámos no Kings Club os nossos eventos. O grupo foi crescendo e, neste momento, temos 33 membros inscritos e cerca de 50 amigos que acompanham as iniciativas.


Actualmente qual é a vossa missão?

Incentivar o gosto pela leitura e a escrita, cooperar com outras associações, trabalhar com escolas para incentivar esse gosto, levar a poesia mais próximo dos leitores, contribuir para o crescimento dos poetas, realizar palestras em escolas. Também fazemos trabalhos de solidariedade em lares, por exemplo. Em Janeiro deste ano, começou o projecto “Faça uma criança feliz”. Neste evento, as crianças declamam, cantam, dançam, fazem teatro e tem também a componente de levarem um donativo para outra criança. É necessário preparar as pessoas para a solidariedade, e começar este caminho pelos mais novos.


A sociedade angolana é solidária?

Penso que como sociedade temos as folhas da solidariedade secas. Nas ruas passamos por seres humanos caídos nos passeios, pedintes, e não ligamos. Fica a fazer parte do nosso mobiliário e torna-se um hábito. Histórica e culturalmente acredito que somos um povo solidário, mas claro que o processo atroz de uma guerra deixa as suas consequências. O disparo de uma arma, para muitos de nós, ainda não é algo fora do comum. Há necessidade de mudar isto. E deve começar em nós, não podemos estar à espera que alguém faça algo. Perdeu-se alguma confiança ao próximo, há muita descrença. E de tanto não confiarmos nos outros acabamos por não acreditar sequer em nós próprios. A nossa missão no Movimento Lev’Arte é fazer acontecer, realizar projectos que visem resgatar a solidariedade e isso deve ser feito ao nível nacional. O país está a caminhar a uma velocidade fora do normal. Nos anos 80, falava-se a respeito da Europa, do Ocidente que os vizinhos não se conheciam, as famílias não se viam. Hoje estamos numa fase mais acelerada do que isso, andamos numa corrida frenética pelo “eu” imediato. É preciso destruir essa tendência. Temos de praticar pequenas e médias acções para poder sustentar uma Angola mais solidária, como todos dizem querer.


O Lev’Arte é um movimento feito por jovens para todos. Quais as principais preocupações dos jovens angolanos?

Penso que residem na formação e logo a seguir no conseguir um emprego. O problema da habitação está também muito presente e a questão da saúde.


Onde fica a solidariedade, a preocupação com o próximo no meio de todas as outras preocupações?

Onde há cultura e arte surge a solidariedade. Agora, sem dúvida que muitas pessoas escolhem o caminho mais fácil. Mas há várias formas de ser solidário, e é importante procurar esse caminho porque “humaniza-nos” , torna-nos pessoas melhores.


Quando entra a poesia na tua vida?

Foi muito recente. Lembro-me apenas de quando era pequeno fazer poemas na escola para o Dia do Pai Lia, isso sim muito sobre história. Estive a estudar fora, no Reino Unido, e a poesia só surgiu quando voltei a Angola, em 2004, e comecei a frequentar eventos onde se declamava poemas. Nessa altura descubro que não sabia nada de poesia.

Para mim, poesia tinha de rimar. Era muito influenciado pela vaga ideia que tinha do que eram os sonetos lidos na infância. Apaixonei-me pela alma e história da poesia de Florbela Espanca e pela multipersonalidade da poesia de Fernando Pessoa. Li poemas de escritores brasileiros como Assis e Carlos Drummond de Andrade. Tentei perceber a diferença da palavra na mão de um poeta e na mão de alguém comum.


E o que descobriste?

Descobri que a poesia está em tudo. Quando se lê um poeta aprendemos muito sobre a história de um país e, em alguns autores, do mundo também.


Depois surgiu o livro. Aos 30 anos publicas o Controverso…

Em 2004, assisti a vários eventos do projecto Artes ao Vivo e vi que havia muitos jovens com talento. Achei que poderia passar para outra etapa e fazer uma colectânea de poemas, convidando alguns jovens a participar. Acredito que muitas das coisas tem de ser feitas por exemplo, então decidi eu avançar com o livro Controverso, para dar mais coragem aos outros. Este livro foi um projecto estruturado desde a sua concepção. Sendo da área das ciências exactas e com o sistema de educação que tive, defini logo metas. Iria escrever 90 poemas, um por dia. No final dos 90 dias teria o meu livro. Acabou por não acontecer nada disto. Foram publicados 131 poemas, 120 da minha autoria e 11 de poetas convidados. Havia também várias pessoas a trabalhar neste sentido: a capa foi feita por uns, o prefácio por outros, alguns dos textos são da autoria dos tais autores que convidei.


O livro tem a particularidade de ter sido vendido antes da sua própria edição. Que ideia foi esta?

Decidimos começar a vender o livro, enquanto ainda estava a ser feito, às pessoas que acreditavam nesta nova vaga de talento que estava a surgir. Era necessário que as pessoas à nossa volta, os amigos e familiares dos autores acreditassem. Por isso mesmo, o livro foi patrocinado pelos seus próprios leitores. Em Janeiro de 2007, fizemos o lançamento e agradecemos às pessoas que acreditaram e apostaram neste livro. Foi um desafio, uma resposta à tendência de não confiar no próximo.


Na faculdade estudaste Engenharia Electrónica e Gestão. Porquê?

Tinha boas notas a Física e Matemática. E fui encaminhando tudo nesse sentido. Saí de Angola, fui para o Reino Unido e comecei a perceber a beleza da electrónica, e a ver que me podia ajudar na realização de alguns sonhos. Nesta altura ainda não escrevia.


Como se vive a aparente contradição entre ser poeta e engenheiro?

É controverso. Tal como antes dizia-se que o ballet não era para homens. Não existem ciências exactas sem coração. Tal como não existe coração sem mente.


Um dos objectivos que a Lev’Arte traça é levar a poesia para as zonas rurais. Como está a decorrer?

Temos passado timidamente por algumas províncias como Malange. Estamos a fortalecer o pólo de Viana para avançarmos para Cacuaco. Antes de expandir precisamos de consolidar em Luanda, que está mais ao nosso alcance, para depois conseguirmos projectar para as restantes províncias mais distantes. Batalhamos também pela consolidação deste projecto que se transformou num movimento. Como dizemos sempre, onde há ar há espaço para a arte.


Quais são os principais obstáculos que impedem que a poesia seja mais projectada?

Espaços com condições para a realização de um evento de poesia ao vivo. As livrarias também. Isto tudo é um ciclo que é sustentando pela leitura. Para melhor escrever e falar é preciso ler. É preciso outra dinâmica na gestão das livrarias.Por exemplo, porque razão não se fazem lançamentos de livros nas livrarias? A cultura de compra de livros é um obstáculo. Há livros de 500 a 1000 kwanzas que não são comprados, mas grades de cerveja e saldo de telemóvel são vendidos aos milhares todos os dias. Também era preciso haver uma melhor política de importação de livros, que faria baixar um pouco o preço. Os livros deviam ser subvencionados. Estamos a trilhar um caminho para chegar a excelência enquanto país e devíamos alimentar isso facilitando o acesso ao conhecimento.


Como pode a Lev’Arte ajudar um jovem escritor ou poeta?

Em primeiro lugar, estamos a crescer e a trazer cada vez mais pessoas às nossas iniciativas. Em 2006, cerca de 2000 pessoas assistiram aos nossos eventos; este ano de 2009 já vamos em 10.000 e esperamos chegar às 18.000 no final do ano. Temos um laboratório vivo nos nossos encontros. O jovem tira um poema da gaveta e partilha com o público, com as cerca de 150 pessoas que vão aos nossos eventos. Pode daí retirar um feedback imediato daquilo que é o seu trabalho, qual a recepção que tem no público. Incentivamos a partilha de experiências. Damos apoio a pessoas que trazem textos e querem transformá-los em livros, dando a nossa apreciação. Apoiamos também na fase de lançamento dos livros. Fazemos com que o sonho de um jovem escritor se torne realidade. Nós fazemos acontecer.

Joana Simões Piedade
30 de Julho de 2009
Fonte: www.opais.co.ao

Sem comentários: