sábado, 2 de outubro de 2010

Brasil e Angola ligados pela arte

27-MAI-2009

Imagem

O movimento literário "Lev’Arte" irá expandir as suas acções pára o território brasileiro, numa parceria com os alunos da escola estadual Carlos Alberto Galhiego, em Campinas, interior de São Paulo (Brasil). A cerimónia de lançamento do projecto ocorre a 25 de Maio, de forma a homenagear o dia de África.


Apesar de ainda se não ter oficializado, o Lev'Arte já começou por trabalhar no Brasil. No dia 15 de Maio, a representante executiva do Movimento Lev'Arte Brasil, Adriana Silva, levou os alunos da escola Carlos Alberto Galhiego para visitar a exposição de quadros do artista plástico Júlio Villani.


A maior parte dos alunos da escola nunca tinha visitado uma exposição, pois vivem distante do centro da cidade e na proximidade das suas residências não existem centros culturais. De acordo com Adriana Silva, "a Arte é a grande unificadora desta iniciativa que pretendemos ser duradoura e trazer bons frutos para os jovens de Campinas e Luanda", adiantou.


Para a realização da cerimónia de abertura do Lev'Arte Brasil, a organização convidou um grupo de dança que efectua pesquisas de bailes tradicionais do Brasil (muitas delas originárias de África) para se apresentar e "dar uma aula" (algo como um workshop) aos participantes, buscando a interacção com os alunos e mostrar-lhes a riqueza cultural (muitos conhecem apenas funk, hiphop e street dance).


O Lev’ Arte é um Movimento Literário que tem a Poesia por ponte e veículo de deslocação para atingir os seus fins; tem por objectivos o incentivo à leitura, criatividade artística, ao gosto pela literatura, bem como a criação de condições para o surgimento de novos talentos literários e a publicação das suas produções artísticas, para citar alguns.


Depois da abertura oficial, o Lev’Arte Brasil pretende criar eventos semelhantes ao do parceiro angolano, como a tarde de Poesia e participar activamente no blogue "Fazemos Acontecer", com notícias actualizadas do Brasil e executar projectos em conjunto, como lançamento de livros, transmissão em tempo real de eventos, como refere uma nota de imprensa distribuída por Zé Carlos, coordenador do Lev'Arte Brasil.

Fonte: Folha 8, 23 de Maio de 2009

Sem comentários: