segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Poesia ao vivo

Todas as quintas-feiras, o grupo Lev’Arte reúne mais de 200 pessoas para ouvir e declamar poesia. Objectivo: permitir aos jovens o acesso ao mundo da arte e da literatura.


A Lev’Arte é um movimento cultural que tem como objectivo levar aos mais novos o gosto pela leitura. As sessões decorrem todas as quintas-feiras na Chá de Caxinde em Luanda. Apesar de haver um programa pré-definido, o público pode inscrever-se para declamar um texto ou uma poesia, seja de um autor consagrado ou da sua criação. A iniciativa serve, por isso, também, para promover novos autores, assumindo--se como um espaço de divulgação daqueles que aspiram a tornar-se escritores e poetas.


O maior objectivo deste movimento cultural é trazer mais pessoas para os livros, em particular os jovens, e aumentar o seu conhecimento cultural. As entradas são livres. Mas a Lev’arte não se esgota nestas sessões. Promove iniciativas noutros locais e assume-se como um dos mais importantes veículos de divulgação da programação cultural do país.


Na última quinta-feira, a Lev’Arte iniciou uma campanha de recolha de materiais para crianças (roupa, brinquedos, livros, canetas, etc.), pedindo a quem vem às suas sessões de poesia que traga nem que seja uma “coisinha”. Esta campanha vai durar até Julho. Depois todos os materiais recolhidos serão entregues a instituições de apoio à criança. Nas sessões de poesia está a ser dado um espaço mais pequenos para recitar, dançar ou apresentar uma pequena peço de teatro.


Para este ano, os objectivos da Lev’arte são ambiciosos, querem juntar 15 mil pessoas nas sessões, sendo que vão alternar as suas apresentações entre o Cine Teatro (Chá de Caxinde) e o Instituto Camões. Vão também promover encontros em locais públicos e apoiar outros nas áreas mais diversas (música, teatro, artes plásticas, etc.). Decididamente eles levam a arte mais longe.

João Armando

Sem comentários: