segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SLAM POETRY January 11

«Estamos Juntos Pela POESIA»

 

Na última Quinta-feira aos 27 de Janeiro de 2011 realizou-se no King’s Club mais um evento da senda «Estamos Juntos» uma organização do Movimento Lev’Arte e o Artes ao Vivo com o objectivo de unir poetas dos dois grupos culturais na última terça e quinta-feira de cada mês, para que se possa então fazer um intercâmbio de actividades e mostrar que a arte está cada vez mais viva entre os jovens angolanos.

O evento teve início as 19 horas e terminou as 21horas e 30 minutos, contou com a presença de 60 pessoas na plateia e com a participação de muitos artistas, dentre os quais, poetas, músicos, trovadores e novos planetas (denominação atribuída aos artistas estreantes no palco da arte). Cátia Cabral e Kiocamba Cassua abrilhantaram a noite com a sua apresentação precisa e graciosa.

No palco cintilaram e encantaram poetas e poetisas como: Soba Secreto, Jojó Mundundi, Kelly Action, Edson Muloji, Pedro Bélgio, Don Afonso de Sá, Bernardo Pestana, Kátia Santos, Helena e muitos outros.

 

Nos destaques os anfitriões Kardo Bestilo do Lev’Arte e Lukeny Fortunato do Artes ao Vivo subiram ao palco e mostraram o que sabem fazer declamando de forma única e espectacular levando a plateia ao rubro, Kiocamba em dueto com a doce Kátia Santos interpretou o poema “Não foi minha intenção” e não faltaram aplausos diante de tanta exuberância poética. No decorrer do evento uma surpresa contagiou a plateia, a simpática dona Amélia de Melin, mãe da Cátia Cabral, a querida e fiel apresentadora do Lev’Arte, subiu ao palco para declamar e fê-lo de forma subtil e dócil, falou de Cabinda, da beleza das suas mulheres, e da originalidade e pureza das suas tradições, por pouco não escorreram gotas de regozijo no rosto de Cátia, foi de facto muito emocionante.

 

No que toca a música a surpresa da noite foi a actuação tímida mais muito talentosa de Lany, uma menina alegre de um sorriso contagiante que interpretou o tema “Amor I Love You” da cantora Marisa Monte. Dando sequência, Rui Policárpio brindou a plateia com o tema “Para aonde vão os sonhos” extraído de um poema do livro Palavras da autoria de Kardo Bestilo, Sly jordan, PDPD e Aio da Escrita, numa actuação clássica e original. Ainda em volta da música Nilton cantou o semba interpretando o tema de Conde intitulado «Cantei para os deuses» e quem também deu brilho a noite foi o trio mensageiro no seu estilo sertanejo, falando de amor e espalhando suavidade por todo o recinto.

 

Na rubrica “Mesa Bicuda” um espaço reservado para a conversa, aonde são abordados diversos temas, de cariz informativo e não só, Lueji Dharma a bicudeira da casa, levou ao palco o seu convidado da noite, o jovem Cláudio que se debruçou sobre o tema Alternativas de Empreender no Mercado Nacional. A conversa foi bastante proveitosa e agradável,  a plateia ouviu atenta até ao final e depois foram feitas perguntas, dadas sugestões e até simples palavras de apoio e incentivo.

 

No final ainda com a casa cheia todos os artistas que anteriormente tinham subido ao palco, foram convidados a fechar a noite entoando o Hino do Lev’Arte da autoria de Wilmar Tembo, embalados nas cordas da guitarra de Nilton Setas. Foi de facto uma maneira divinal de terminar um evento tão repleto de alegria, de talento e de qualidade e que teve um único propósito, homenagear arte e a sua sublime existência.

 

Mira Clock

28/01/11

Sem comentários: