22-02-2008:
Duzentas e dez é o número exacto das pessoas de várias faixas etárias que se deslocaram ao recinto da União dos Escritores Angolanos para assistir à 9.ª edição de Poesia “A Volta da Fogueira”, no passado dia 9 de Fevereiro.
Contavam-se entre a massa da assistência, escritores, músicos, jornalistas e jovens amantes da literatura.
O evento que já vai na sua 9.ª edição acontece todos os segundos sábados de cada mês, fruto de uma parceria entre a UEA e a agremiação Lev'arte, que realiza os eventos de poesia e música ao vivo à ‘Vila-Lice’ todas às quintas-feiras da semana.
Desde o ano passado que o evento tem ganho cada vez mais adesão do público, que por sua vez tem acompanhado o crescimento e as inovações inerentes ao movimento.
Para o entreacto do recital, a música faz parte da diversão, além do teatro que já se tornou tradição nos eventos. Desta vez, o colectivo de teatro ‘Tata Yeto’ encenou duas peças que ilustram a carência de emprego por parte dos jovens, as dificuldades no primeiro emprego e o assédio sexual como o trunfo de certos empregadores num quadro de carência.
Desta vez, mais de duas centenas de pessoas avançaram em direcção ao conhecido largo das escola, onde se localiza a UEA, para assistir um evento de cultura cujo objectivo crucial é estimular o gosto e interesse dos jovens pela leitura e escrita.
Os organizadores do evento sentem-se regozijados em função dos resultados alcançados de algum tempo a esta parte. O seu papel na consciencialização, sobretudo da juventude, nos caminhos da humanização tem assumido maturidade no decurso de um tempo marcado pelo divórcio do hábito de leitura e de discussões sobre assuntos de índole diversa que marcam a nossa actualidade.
A 10.ª edição ocorrerá no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Para saudar a efeméride, o Lev'arte e a UEA já vêm "preparando as baterias" para a realização de um evento exclusivo em homenagem à Mulher.
“Enquanto o lobo não vem”, como se diz, todas as quintas-feiras na ‘Vila-Lice’ será um dia diferente no espaço King Club. Bem-haja ao Lev'arte neste papel de consciencialização, sobretudo da juventude.
Fonte:Angola Digital