sábado, 2 de outubro de 2010

Movimento Literário «Lev Arte» promove actividades artístico-culturais

20 de Julho de 2007

O Movimento Literário "Lev´Arte" realiza este sábado, a partir das 18 horas, na Liga Nacional Africana, em Luanda, diversas actividades artísticos-culturais para assinalar o seu primeiro aniversário.

Segundo Maria Manuela Alfredo, uma das responsáveis da organização, que prestou hoje esta informação à Angop, para a festa de aniversário estão programados espectáculos com diversos artistas, momentos de dança com grupos tradicionais, exibição de peças teatrais, magia e declamação de poesia.

"Esta é a melhor maneira que encontramos para assinalar o primeiro aniversário da organização, tendo em conta os objectivos que estiveram na base da sua criação"- realçou a entrevistada.


Jul 20, 17:41

Source: www.angolaacontece.com/pontodeencontro.php?pagina=143

Recital Arrasta 210 Pessoas À UEA

22-02-2008:

Duzentas e dez é o número exacto das pessoas de várias faixas etárias que se deslocaram ao recinto da União dos Escritores Angolanos para assistir à 9.ª edição de Poesia “A Volta da Fogueira”, no passado dia 9 de Fevereiro.


Contavam-se entre a massa da assistência, escritores, músicos, jornalistas e jovens amantes da literatura.

O evento que já vai na sua 9.ª edição acontece todos os segundos sábados de cada mês, fruto de uma parceria entre a UEA e a agremiação Lev'arte, que realiza os eventos de poesia e música ao vivo à ‘Vila-Lice’ todas às quintas-feiras da semana.

Desde o ano passado que o evento tem ganho cada vez mais adesão do público, que por sua vez tem acompanhado o crescimento e as inovações inerentes ao movimento.

Para o entreacto do recital, a música faz parte da diversão, além do teatro que já se tornou tradição nos eventos. Desta vez, o colectivo de teatro ‘Tata Yeto’ encenou duas peças que ilustram a carência de emprego por parte dos jovens, as dificuldades no primeiro emprego e o assédio sexual como o trunfo de certos empregadores num quadro de carência.

Desta vez, mais de duas centenas de pessoas avançaram em direcção ao conhecido largo das escola, onde se localiza a UEA, para assistir um evento de cultura cujo objectivo crucial é estimular o gosto e interesse dos jovens pela leitura e escrita.

Os organizadores do evento sentem-se regozijados em função dos resultados alcançados de algum tempo a esta parte. O seu papel na consciencialização, sobretudo da juventude, nos caminhos da humanização tem assumido maturidade no decurso de um tempo marcado pelo divórcio do hábito de leitura e de discussões sobre assuntos de índole diversa que marcam a nossa actualidade.

A 10.ª edição ocorrerá no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Para saudar a efeméride, o Lev'arte e a UEA já vêm "preparando as baterias" para a realização de um evento exclusivo em homenagem à Mulher.

“Enquanto o lobo não vem”, como se diz, todas as quintas-feiras na ‘Vila-Lice’ será um dia diferente no espaço King Club. Bem-haja ao Lev'arte neste papel de consciencialização, sobretudo da juventude.

Fonte:Angola Digital

Brasil e Angola ligados pela arte

27-MAI-2009

Imagem

O movimento literário "Lev’Arte" irá expandir as suas acções pára o território brasileiro, numa parceria com os alunos da escola estadual Carlos Alberto Galhiego, em Campinas, interior de São Paulo (Brasil). A cerimónia de lançamento do projecto ocorre a 25 de Maio, de forma a homenagear o dia de África.


Apesar de ainda se não ter oficializado, o Lev'Arte já começou por trabalhar no Brasil. No dia 15 de Maio, a representante executiva do Movimento Lev'Arte Brasil, Adriana Silva, levou os alunos da escola Carlos Alberto Galhiego para visitar a exposição de quadros do artista plástico Júlio Villani.


A maior parte dos alunos da escola nunca tinha visitado uma exposição, pois vivem distante do centro da cidade e na proximidade das suas residências não existem centros culturais. De acordo com Adriana Silva, "a Arte é a grande unificadora desta iniciativa que pretendemos ser duradoura e trazer bons frutos para os jovens de Campinas e Luanda", adiantou.


Para a realização da cerimónia de abertura do Lev'Arte Brasil, a organização convidou um grupo de dança que efectua pesquisas de bailes tradicionais do Brasil (muitas delas originárias de África) para se apresentar e "dar uma aula" (algo como um workshop) aos participantes, buscando a interacção com os alunos e mostrar-lhes a riqueza cultural (muitos conhecem apenas funk, hiphop e street dance).


O Lev’ Arte é um Movimento Literário que tem a Poesia por ponte e veículo de deslocação para atingir os seus fins; tem por objectivos o incentivo à leitura, criatividade artística, ao gosto pela literatura, bem como a criação de condições para o surgimento de novos talentos literários e a publicação das suas produções artísticas, para citar alguns.


Depois da abertura oficial, o Lev’Arte Brasil pretende criar eventos semelhantes ao do parceiro angolano, como a tarde de Poesia e participar activamente no blogue "Fazemos Acontecer", com notícias actualizadas do Brasil e executar projectos em conjunto, como lançamento de livros, transmissão em tempo real de eventos, como refere uma nota de imprensa distribuída por Zé Carlos, coordenador do Lev'Arte Brasil.

Fonte: Folha 8, 23 de Maio de 2009